O perigo mora em casa – casa segura para as crianças.

By 11 de maio de 2018 Dicas, Uncategorized

Dicas para manter a casa segura para nossas crianças

O Dia das Mães já passou, e com todas as devidas e merecidas homenagens,  vamos concordar que a maior preocupação de uma mãe é o bem estar e a segurança de seus filhos.

Então, nesta volta das postagens aqui do blog, resolvi falar sobre um tema que é muito importante e que muitas vezes não nos damos conta dos perigos que nós mesmos geramos dentro de nossas casas, por pura falta de atenção, e que podem colocar em risco a segurança de nossas crianças.

Para as crianças, tudo é novidade, e descobrir o mundo é seu objetivo número 1. Explorar ambientes, vivenciar experiências, e isso faz parte do seu desenvolvimento emocional, cognitivo e motor.

Segundo levantamento da ONG Criança Segura (base 2016), mais de 117 mil crianças foram hospitalizadas decorrentes de acidentes,  e esse número poderia ser reduzido com um pouco mais de precaução por parte dos responsáveis.
Fonte: www.criancasegura.org.br

A boa notícia é que estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que pelo menos 90% dessas lesões podem ser evitadas com informação e simples e importantes atitudes de prevenção!

Importante lembrar que o processo de organização de uma casa facilita muito a prevenção de acidentes domésticos, não só para as crianças. Vamos exemplificar: ferramentas ou utensílios cortantes deve ter um local seguro (em lugar alto) para guardá-los – muitas vezes vemos chaves de fenda e tesouras guardadas em gavetas de cozinha ou banheiro, em armários tipo buffet para que esteja à mão em uma eventual necessidade. Remédios abertos e soltos em armários baixos. Facas guardadas no escorredor de louças com a ponta/corte virada para cima (eu já mesma virei várias vezes as facas no escorredor de louças que outras pessoas colocam com a ponta para cima, por falta de atenção) – isso acontece muito em casa que só tem adultos , por exemplo, avós, tios, e quando tem a visita de uma criança, não tem a atenção devida para esses perigos, porque não ser uma prática rotineira.

Na visão de um adulto, isso pode ser muito simples mas, para uma criança, é uma novidade e pode se tornar um  ” brinquedo” nas mãos dela.

Quando organizamos nossa casa, encontramos o lugar certo para cada coisa, em sua melhor forma de armazenamento, visando a praticidade, mas nunca esquecendo da segurança para todos da casa.  Guardamos em caixas organizadoras, cestos, capas, entre outros acessórios, que facilitam a rotina da mães, mas que também protegem nossas crianças dos perigos de acidentes domésticos.

Então vamos lá… nas imagens a seguir, foram identificados os locais (na ordem) de maior perigo de acidentes na casa, com dicas de como preveni-los (fonte: Revista Canguru – Junho/2017).

 

 

 

Perigos para crianças_Quintal, varanda e jardim

Com um pouco de atenção e pequenas mudanças em casa, podemos evitar muitos desses perigos.

Mesmo com todos cuidados, e se acontecer um acidente, o que fazer?

  1. Mantenha a calma
  2. Verifique a situação da criança
  3. Mantenha a criança em um local seguro e procure auxílio médico se notar comportamento estranho
  4. Em caso de queda, não tente carregar a criança ou fazer mudanças significativas de posição
  5. Em caso de queimaduras, lave-as apenas com água corrente  (para resfriar a área queimada, e não passe nenhum medicamento sem prescrição) e procure auxílio médico, se necessário.
  6. Se o acidente causar perda de consciência, peça ajuda ou ligue para o serviço de emergência.

Telefones úteis:

  • 190 – Emergência
  • 192  – Ambulância
  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 0800-7077575  “Queimou Ligue”, do Instituto Pró Queimados
  • 0800-410148 – Centro de Controle de Envenenamento (CCE)

 

Imagens: Revista Canguru (junho/2017)

About Organizzarte

Leave a Reply