Mudança de estação – 5 dicas para não errar na reorganização do seu closet

By 27 de abril de 2017 Dicas, Novidades

O frio está batendo à porta e com ele vêm a necessidade de reorganizar o closet, tornando acessíveis, as blusas e casacos de inverno, que normalmente ficam guardados nos locais “escondidos” do armário durante os outros meses.

É hora de colocar as cangas e biquínis para o alto e deixar blusas, botas  e casacos acessíveis. Mas não basta fazer a ” troca da estação”, é preciso alguns cuidados para que seu guarda-roupa não “ganhe de presente”, uma pequena bagunça por conta destas peças que são mais volumosas, difíceis de manusear e guardar.

Veja aqui estas 5 dicas para não errar na reorganização do seu closet e nos cuidados com as peças:

1 – Lavagem e higienização

Por ficarem muito tempo guardadas, as roupas de inverno tendem a adquirir aquele cheiro de guardado, ou até mesmo pontos de mofo ou bolor, dependendo de como estavam acondicionadas.

Faça a lavagem adequada das peças – algumas máquinas tem a opção de lavagem de roupas de lã ou somente a desodorização –  ou leve-as à lavanderia, que fazem o processo correto de higienização de acordo com cada tipo de material.

Por serem peças que não lavamos com a mesma frequência que as peças do dia-a-dia, depois do uso, coloque-as em área ventilada para respirar antes de retornarem ao armário. Isso vale para roupas e sapatos.

2 – Nunca pendure as blusas de lã

Pendurar blusas de lã/linha em cabides é um dos maiores erros, pois a peça vai se deformando com o tempo, uma vez que as fibras esticam por conta do peso. Sem contar que o risco de desfiar aumenta, pelo contato constante da peça com o cabide, com outras roupas e com as mãos aos manuseá-las no armário.

Blusas de lã dobradas e organizadas em prateleiras

Blusas de lã dobradas e organizadas em prateleiras

3 – Acondicione da forma correta

Cada material requer cuidados específicos para não causar danos à peça.

  • Os casacos mais estruturados ficam pendurados em cabides e colocados agora em local de fácil acesso no guarda-roupas.
  • As blusa de lã/linha, que são mais difíceis de dobrar e guardar, podem ser acondicionadas nas gavetas ou em acessórios como capas protetoras, caixas de TNT (que permitem a ventilação) ou dobradas em prateleiras – neste caso, existem acessórios que facilitam a organização e manuseio, evitando aquela bagunça de pegar uma peça de baixo e desorganizar a que está por cima.
  • Lãs finas e cashmere, por serem mais delicadas, merecem ser acondicionadas individualmente em saquinhos de organza, para evitar contato direto com outros materiais.
  • Meias calças devem ser guardadas em saquinhos individuais – pode ser de TNT, organza, ou plástico, para evitar desfiamento. Se necessário, utilize luvas de silicone ao manuseá-las.
  • Lenços e echarpes ficam penduradas em cabides apropriados, para evitar as marcas de dobras ou amassado.
  • Luvas e gorros, podem ser acondicionadas em uma caixinha reservada só para os acessórios.

Cabide para lenços e echarpes

organizando meia calca

Meia-calça embalada individualmente em saquinhos zip

4 – Atenção especial ao couro

Peças de couro requerem atenção especial para evitar qualquer risco de mofo ou bolor (aqueles pontinhos brancos que podem até manchar o couro). Se elas já foram atacadas pelos fungos, faça uma limpeza com água e vinagre para matar os microrganismos  e coloque para secar à sombra, por completo. No closet, devem ser guardadas penduradas em cabide – não podem ser dobradas, para não marcar ou rachar o couro –  de preferência, protegidas com uma capa de TNT, que são  leves e permitem a ventilação.

5 – Cuidado com a umidade

Nesta época do ano a umidade aumenta e com ela vem o mofo e o bolor. Proteja suas roupas colocando-as sempre para respirar antes de serem guardadas e se possível, insira nos seus armários, gavetas, sapateira, produtos desumidificadores que retém a umidade.

Eu sempre utilizo nos meus armários, um sachê do antimofo Moffim, pendurado entre os casacos, ou dentro das gavetas, para evitar que a umidade estrague minhas roupas. É um produto biodegradável,  não gera resíduos líquidos e de fácil utilização.

Antimofo Moffim

Antimofo Moffim

Moffim pendurado entre casacos

 

About Simone Serrano

Simone Serrano, diretora da Organizzarte, é Personal Organizer qualificada pela OZ! Organize sua Vida (empresa membro da National Association of Professional Organizers - NAPO; referência no Brasil em qualificação de profissionais de organização), e sócia-pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP Brasil).

Leave a Reply