Dicas para montar um home office inspirador, confortável e organizado.

By 20 de julho de 2017 Dicas, Uncategorized
Com as mudanças – e crise – do mundo moderno, cada vez mais estamos levando o trabalho para dentro de casa. Empreendedores que iniciam seu negócio, mães que querem passar mais tempo com seus filhos e se dedicam ao trabalho e filhos no mesmo espaço, entre outros motivos.
Com isso, tornou quase uma necessidade, delimitar um espaço na casa para transformá-lo em um escritório, e aí surge um home office. Mas não basta simplesmente colocar uma mesa e começar a trabalhar, é preciso planejar um espaço com as condições adequadas para que o trabalho flua com facilidade e não interfira na produtividade / resultados.
Desta forma, precisamos analisar alguns itens para montar um home office inspirador, confortável e organizado. Veja aqui algumas dicas:
Compondo o espaço:
–> O ideal é que o ambiente seja isolado, confortável e equipado de forma adequada. Dê preferência a espaços com boa iluminação e, dentro do possível, tranquilo.
–> Para quem tem muito espaço, invista em prateleiras (até mesmo aquelas estantes metálicas), pois são baratas, fáceis de montar e descoladas. Os armários de aço são uma opção em conta e podem tornar o ambiente mais interessante.
–> Não deixe a decoração para segundo plano, pois ter um ambiente bonito também estimula o desempenho da criatividade.
–> As cores têm um papel muito importante no estímulo do cérebro, como azul que ajuda a despertar a criatividade. Vale ressaltar que as cores devem ser usadas com cautela para não desviar o foco.
–> Evite itens que tirem a atenção como televisores e até uma área de descanso, pois podem prejudicar o desempenho
small office
 De olho na iluminação:
–> O ambiente deve ser iluminado de maneira uniforme, de preferência, com incidência de luz natural e sem sombras. A temperatura de cor da luz pode ser um pouco mais alta do que nas áreas sociais, uma cor mais neutra, como luz branca. Dê preferência para luminárias de LED, que são econômicas e modernas.
–> Invista também em uma luminária de mesa para uma tarefa especifica que necessite de mais claridade.
Escolha o mobiliário correto:
–> As cadeiras devem atender aos requisitos de conforto, entre eles altura ajustável, borda frontal arredondada para não prejudicar a circulação sanguínea e, o encosto (se possível com apoio para a região lombar). Um apoio para os pés ajuda a manter a postura.
–> Verifique a altura da mesa x cadeira para que a postura fique correta e não cause dores ou desconfortos.
–> Invista em móveis ergonômicos, que ajudem a realizar as tarefas e a preservar a saúde do usuário. Cavaletes podem servir de base para a mesa, basta colocar um tampo de vidro, MDF ou até mesmo uma porta antiga para servir de apoio. Prateleiras com mão-francesa são ótimas para deixar livros e arquivos organizados.
organizzarte_small home office
Organização é fundamental:
–> Pense na organização para ter uma boa fluidez do trabalho, além de manter o espaço aconchegante.
Invista em organizadores como, espirais, lacres, prendedores e canaletas, para não ter a necessidade de quebrar a parede para passar fios e cabos.
–> Aproveite o espaço vertical, de preferência, frontal ao computador, para montar um painel – utilize o pegboard que está em alta na decoração – para colocar todos os itens de uso cotidiano (lembretes, material de escritório, planner, etc) em fácil acesso, além de um quadro para planejamento (que é essencial para quem trabalha em casa). Isso mantém o espaço organizado e ajuda a desenvolver melhor sua rotina de trabalho.
  home office escada
  Tem dúvidas ou quer mais dicas, deixa aqui nos comentários.
 Bom trabalho!!

About Simone Serrano

Simone Serrano, diretora da Organizzarte, é Personal Organizer qualificada pela OZ! Organize sua Vida (empresa membro da National Association of Professional Organizers - NAPO; referência no Brasil em qualificação de profissionais de organização), e sócia-pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP Brasil).

Leave a Reply