Botas com mofo – dicas para resolver esse problema

By 30 de maio de 2017 Dicas

Inverno chegando e agora é hora de tirar as botas do fundo do armário e colocá-las em uso para aquecer os pés nos dias mais frios. Só que muitas vezes, nos deparamos com mofo ou bolor que aparecem nestas peças devido à umidade e ao grande tempo que ficam guardadas.

Esta semana me deparei, na organização de um armário, com 2 pares de botas que estavam tomadas pelo bolor. Susto imediato, mas nada que o uso de uma receitinha caseira não resolva.

botas com mofo

Então, se você tiver esse mesmo problema,  não se assuste, aqui vão algumas dicas para ajudar a resolvê-lo.

PARA LIMPEZA:

1 – Você deve retirar o mofo existente. Pegue uma escova de cerdas suaves ou um pano velho e esfregue as manchas suavemente. Faça este processo em uma área externa ou com um lixo por baixo para evitar que o mofo caia sobre o chão de sua casa.

2 – Se as manchas continuarem, é preciso retirar a umidade do sapato.  Para isso, coloque a bota com mofo numa área externa, se possível em um lugar onde haja boa iluminação, mas não com incidência direta do sol, que pode danificar o couro.]
3 – Use uma solução caseira para eliminar o mofo:
Misture vinagre branco e água OU  álcool e água em partes iguais. Pegue uma esponja não abrasiva ou um pano suave, umedeça-o na mistura e esfregue as manchas de mofo de seus sapatos de couro fazendo movimentos circulares. Com outro pano limpo tire os restos de solução e deixe secar totalmente. O vinagre/álcool mata aos fungos causadores do mofo e, além disso, eliminará o mau cheiro.
Água com vinagre
Para os sapatos de camurça/nobuck ,  não é recomendável utilizar produtos líquidos porque podem danificar o tecido. Por isso, use escova de cerdas macias escovando na direção contrária ao pelo. Esfregue todo o sapato para evitar criar partes mais claras.
limpar-camurça
Dica importante:

Evite molhar as botas com grande quantidade de água, uma vez que ela não poderá ser exposta ao sol ou outras fontes de calor para eliminar toda a umidade. E nada de deixar atrás de geladeiras ou usar secador de cabelos. A água danifica os materiais, a cor e a textura, causando manchas e deformações.

Deixe de lado qualquer produto químico ou abrasivo, e que não seja apropriado e específico para a limpeza de calçados. Se precisar fazer uma limpeza mais pesada, procure lojas de calçados ou de consertos que certamente eles terão o produto adequado para resolver o seu problema.

 

PARA CONSERVAÇÃO:

Com o uso frequente das botas neste período, precisamos manter alguns cuidados de conservação para que a peça se mantenha em bom estado por mais tempo.

Depois de cada uso, antes de guardar no armário, os calçados devem ser colocados em locais arejados, sem umidade e à sombra, para poderem respirar e retirar os odores. Nunca exponha diretamente ao sol, pois causará ressecamento, rachaduras ou manchas no couro.

Para manutenção do couro, utilize alguns produtos encontrados prontos ou adaptados do uso doméstico, podem favorecer a conservação do material e o aspecto de novo das suas botas.

–> Para o couro: o ideal para manter o couro sempre saudável e bonito, é utilizar produtos impermeabilizantes que encontra-se em lojas de calçados, pois isso evita a absorção de líquidos pelo couro. Usar sprays, graxas e pomadas próprias evitam o ressecamento e dão brilho. Um dica caseira para manter o couro bonito e livre de rachaduras, é passar um pouco de creme hidratante ou óleo de amêndoas, retirando o excesso com flanela.

–> Para camurça: por se tratar de um couro muito permeável, o indicado é aplicar um produto impermeabilizante desde o primeiro  uso, e reaplicá-lo com frequência. Qualquer excesso de umidade poderá causar manchas na camurça. Utilize também um shampoo apropriado para limpeza de camurça, disponíveis em lojas de calçados. Depois de aplicá-lo, deixe secar e escove os pelos com uma escova macia.

XÔ UMIDADE!

Importante: para evitar o ressurgimento do mofo/bolor nestas peças, utilize na sua sapateira produtos desumificadores que retém a umidade e evitam o aparecimento dos microorganismos causadores do mofo.  Soluções caseiras como giz de lousa embrulhados em um pedaço de tule, um pote com carvão podem reduzir a incidência da umidade. Já em casos mais críticos, utilize produtos industrializados mas que não danifiquem suas peças.

Um exemplo é o Moffim, um sachê antimofo produzido com produto biodegradável, que retém a umidade e não corre o risco de vazamento (pois não gera líquidos). Pode ser colocado pendurado nos cabideiros ou dentro de gavetas, caixas dos sapatos, etc, e vai eliminar a umidade causadora do bolor.

Antimofo Moffim

Mantendo esses cuidados, suas botas serão mantidas como novas por muito mais tempo e você vai manter os pés aquecidos neste inverno com muito estilo.

About Simone Serrano

Simone Serrano, diretora da Organizzarte, é Personal Organizer qualificada pela OZ! Organize sua Vida (empresa membro da National Association of Professional Organizers - NAPO; referência no Brasil em qualificação de profissionais de organização), e sócia-pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP Brasil).

Leave a Reply