As 5 lições aprendidas na conferência Personal Organizer Brasil

By 16 de junho de 2015 Novidades
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No último sábado 13,  aconteceu em São Paulo, a 2a. edição do evento Personal Organizer Brasil, voltada para profissionais de organização, que este ano foi bem grande – mais de 700 inscritos – maior até que a conferência da NAPO (National Association of Professional Organizers), que é a associação dos Estados Unidos.
Muita gente interessada nos assuntos de um mercado que está crescendo a cada dia, e ainda tem um grande potencial de expansão, uma vez que estamos vivendo uma época onde as pessoas não tem tempo para nada, vivem na correria, estressados, mas ainda não se deram conta da importância e a transformação que a organização pode trazer para a vida e a casa das pessoas.  E é aí que o Personal Organizer tem sua fundamental atuação, ajudando a encontrar soluções para resolver as questões de desorganização e contribuir para que as pessoas se livrem do stress, tenham tempo livre para fazerem o que gostam e ganhem em bem-estar e qualidade de vida.
Enfim, aqui conto o que aprendi e minhas reflexões sobre o conteúdo apresentado no evento:
1 – Casa com vida:  a fantástica Micaela Góes, do programa Santa Ajuda, presente pela 2a. vez no evento, traz sua experiência de forma contagiante, mostrando o quanto ela gosta do que faz e como a experiência dos seus programas tocam seu coração.
Aprendizado: casa, mesmo que organizada, tem que ter vida. Não deve ser casa de capa de revista, tem que haver energia, emoção, envolvimento dos moradores. E me identifico com sua escolha  e filosofia de vida: menos é mais. Possuir menos bens, viver com o essencial e SER MAIS FELIZ.
2 – As possibilidades de atuação: o mercado de organização no Brasil ainda está só no começo, existem muitas possibilidades de negócio e público para atender. Dá para atuar em diversas frentes. Conhecemos um caso de uma Personal Organizer que encontrou um grande nicho de mercado, o atendimento pós-funeral, ajudando parentes a se desfazerem dos pertences do ente falecido.
Aprendizado: é preciso ficar atento às oportunidades e usar da criatividade para expansão do negócio e mercado.
3 – A importância das mídias sociais: hoje, quem não está nas mídias sociais está fora do mercado. É imprescindível ter uma presença ativa e marcante nas redes – Facebook, Youtube, E-mail marketing ainda como maiores geradores de retorno – interagir, chamar a atenção. Mas é preciso planejar, estudar o público, dedicar-se à conteúdo pertinente, de resultado.
Aprendizado: quando maior interação, mais tráfego, mais conhecimento, mais presença, e mais retorno.
 
4 – Foco, determinação e produtividade: a palestra da Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em produtividade, vem mostrar o quanto é preciso ter foco. Elétrico, empolgado, determinado, Christian Barbosa mostra com toda sua garra, o quanto é importante e faz a diferença, definir e traçar um caminho, um objetivo, e usar o gerenciamento do tempo, com determinação para alcançá-lo.
Aprendizado: é possível,  com o correto gerenciamento de tempo, encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, nunca esquecendo das prioridades pessoais. Isso é aprendizado para a vida e para os clientes.
5 – Eu lidero minha carreira: definir um objetivo, ter firmeza e tomar as rédeas da carreira. A palestra motivadora da coach Malu Monteiro, veio trazer visão para perceber que nós somos responsáveis pelo nosso sucesso, através de pensamentos e atitudes que nos levam ao alcance dos nossos objetivos.
Estes aprendizados servem para qualquer carreira e mercado de atuação e por isso, quis compartilhar aqui para contribuir para melhoria e desenvolvimento pessoal de mais pessoas.
Depois farei um outro post com informações de produtos e fornecedores que conheci durante o evento.
Até mais!

About Simone Serrano

Simone Serrano, diretora da Organizzarte, é Personal Organizer qualificada pela OZ! Organize sua Vida (empresa membro da National Association of Professional Organizers - NAPO; referência no Brasil em qualificação de profissionais de organização), e sócia-pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP Brasil).

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