Adeus inverno: hora do merecido descanso para suas botas

By 21 de setembro de 2018 Dicas, Uncategorized

O inverno se foi e agora é hora de refrescar os pés e dar o “merecido descanso” para as suas botas.

No entanto, para que seus sapatos fiquem protegidos e bem conservados , antes de guardá-los, você precisa seguir algumas regrinhas simples para não ter problemas de mofo ou manchas que podem causar um verdadeiro desastre nos seus calçados.

organizzarte_cuidados-com-as-botas-antes-do-proximo-inverno

Todo calçado precisa respirar depois de um dia de uso, e agora, que as botas ficarão guardadas por um bom tempo, precisam receber uma boa higienização antes de voltarem para o armário.

LIMPEZA:

Para cada material , existe uma recomendação adequada para a limpeza. Então, para não danificar sua bota, veja como efetuar a higienização de acordo com o material.

  • Couro: uma flanela levemente umedecida sobre toda a superfície da bota é suficiente para retirar a sujeira, mas nunca guarde uma bota molhada, pois a umidade danifica e tira a firmeza do couro.
  • Camurça e nobuck: basta usar uma escova de cerdas bem macias e seca para retirar a sujeira e manter o aspecto sempre de novo da camurça. Existem escovas próprias para camurça, mas não é necessário, desde que seja qualquer escova de cerda macia.
  • Couro tipo croco e cobra: apenas flanela ou  pano macio seco, para retirar a poeira ou sujeira que se acumula nas texturas.
  • Couro verniz: somente flanelas ou panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.

Depois de higienizadas, coloque-as em local de boa ventilação, mas sem incidência direta de luz.  Nunca exponha diretamente ao sol, pois causará ressecamento, rachaduras ou manchas no couro.

CUIDADOS ESPECIAIS:

Evite molhar as botas com grande quantidade de água, uma vez que ela não poderá ser exposta ao sol ou outras fontes de calor para eliminar toda a umidade. E nada de deixar atrás de geladeira ou usar secador de cabelos.  A água danifica os materiais, a cor e a textura, causando manchas e deformações.

Deixe de lado qualquer produto químico ou abrasivo, e que não seja apropriado e específico para a limpeza de calçados. Se precisar fazer uma limpeza mais pesada, procure lojas de calçados ou de consertos que certamente eles terão o produto adequado para resolver o seu problema.

HORA DE GUARDAR:

A melhor maneira para conservar a estrutura da bota e não danificar o material é deixando-as em pé, com enchimento dentro para evitar que o couro sofra marcas ou deformações. Agora, se o espaço do seu armário é reduzido, guardá-las deitadas em caixas ou sacos de TNT com furos de ventilação, para permitir que o couro “respire” é a solução mais adequada. Como ficarão sem uso por um bom tempo, guarde em local de menos acesso, por exemplo: sob a cama ou em prateleira alta.

 

E são várias as opções de enchimento, dos comprados prontos em lojas de organização ou home centers , ou improvisados com material reciclável que você encontra em casa mesmo.

Solução comprada pronta: enchimento inflável ou placa plástica,  encontrados em home centers, lojas de variedades  ou especializadas em materiais de organização.

enchimento-bota-espacohome

Enchimento inflável Espaço Home – A venda na loja OZ – www.lojaoz.com.br

Suporte flexível Ordene - À venda em lojas de materiais de organização e home centers

Suporte flexível Ordene – À venda em lojas de materiais de organização e home centers

Solução caseira com garrafa pet, revista ou papel cartão enrolado ou jornal:

Fonte: www.fabiolamonteiro.com.br

Fonte: www.fabiolamonteiro.com.br

Atenção: não é recomendado o uso prolongado de revistas, que podem atrair traças e, o jornal, não deve ficar em contato direto com o couro por muito tempo, pois pode manchar o material.

 Solução caseira com flutuador de isopor (espaguete de piscina):

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

PARA MANTER SUAS BOTAS SEMPRE EM BOM ESTADO:

 Alguns produtos, encontrados prontos ou adaptados do uso doméstico, favorecem a conservação do material e o aspecto de novo das suas botas.

Para o couro: o ideal para manter o couro sempre saudável e bonito, é utilizar produtos impermeabilizantes que encontra-se em lojas de calçados, pois isso evita a absorção de líquidos pelo couro. Usar sprays, graxas e pomadas próprias evitam o ressecamento e dão brilho. Um dica caseira para manter o couro bonito e livre de rachaduras, é passar um pouco de creme hidratante ou óleo de amêndoas, retirando o excesso com flanela.

Para camurça:  por se tratar de um couro muito permeável, o indicado é aplicar um produto impermeabilizante desde o primeiro  uso, e reaplicá-lo com frequência. Qualquer excesso de umidade poderá causar manchas na camurça. Utilize também um shampoo apropriado para limpeza de camurça, disponíveis em lojas de calçados. Depois de aplicá-lo, deixe secar e escove os pelos com uma escova macia.

Desumidificador (antimofo): com ficarão guardadas por quase um ano até o próximo inverno, o ideal é inserir na caixa ou saco TNT, um sachê desumidificador para evitar que a umidade possa gerar mofo, bolor ou maus odores nos calçados. Eu utilizo e aprovo o Moffim, que é poderoso para reter toda a umidade e vai proteger suas botas por todo este período.

Foto autoral

Foto autoral

Ao guardar as botas em caixas, coloque-as deitadas e invertidas, de preferência, com enchimento interno (aqui coloquei o espaguete de piscina),  com um sachê do antimofo Moffim.

Moffim

Sachê antimofo Moffim para reter a umidade, proteger o couro contra o aparecimento de mofo e bolor.

About Organizzarte

Leave a Reply